2018: Um gigante a ser vencido.

Um ano novo se aproxima e com ele surgem expectativas a respeito de novidades, dificuldades, surpresas, desafios, lutas e muito, muito trabalho. Como se trata de algo novo, muitas vezes isso gera em nós aquele friozinho na barriga.

Todos nós conhecemos a história de Davi e o gigante Golias. Essa emocionante história que é ensinada já nas classes infantis na igreja pode nos ajudar a lançar os olhos sobre o ano que se aproxima com realismo e esperança.

A Bíblia nos diz que um dia um gigante filisteu desafiou os exércitos de Israel. Após se posicionarem no campo de batalha, os filhos de Israel tremiam e fugiam diante dos insultos pronunciados pelo gigante durante 40 dias. No decorrer desse tempo nenhum soldado de Israel teve coragem de enfrentar aquele guerreiro estrangeiro no campo de batalha.

Um dia, porém, a história começa a mudar da maneira mais inusitada e surpreendente! Um simples pastor de ovelhas entra em cena. Embora não fosse um soldado, e a despeito de ser ainda muito jovem, ele possuía algumas virtudes e adotou determinadas posturas que, naquele momento de crise e incertezas, foram de fundamental importância.

Em primeiro lugar: Davi procurou se informar a respeito de toda aquela situação. Procurou saber o que fariam ao homem que derrotasse o gigante no campo de batalha. Relacione dados e informações a respeito do que você pretende fazer no ano de 2018, estude quais são as possibilidades e analise a melhor forma de conduzir seus planos, de forma a alcançar os seus objetivos. Não seja néscio, imprudente ou incauto.

Em segundo lugar: Davi, embora fosse jovem, era acostumado a enfrentar as dificuldades da vida desde cedo. Ele enfrentou um leão e um urso, na época em que cuidava das ovelhas de seu pai, e os matou, salvando todo o rebanho. Você não estará preparado de uma hora para outra, como num abrir e fechar de olhos. A vida é uma constante sala de aula.

Em terceiro lugar: Davi se recusou a usar armas que não eram suas. Não se aventurou a fazer o que não sabia. Use as suas habilidades. Use os seus talentos. Use os seus dons. Davi usou uma funda com pedras que buscou as margens de um ribeirão.

Em quarto lugar: Davi percebeu aquilo que ninguém havia notado. O gigante tinha fraquezas. A sua armadura não protegia todo o corpo. Havia uma abertura justamente no seu capacete. Portanto, há como vencer os gigantes que se apresentarem para pelejar contra você em 2018. Não se trata de uma missão impossível!

Em quinto lugar: Davi foi muito previdente. A bíblia diz que ele recolheu cinco pedras no ribeiro. Pela historia sabemos que Golias tinha irmãos gigantes como ele. Se, por acaso, algum deles entrasse no campo de batalha, Davi não seria surpreendido. Seja previdente e responsável, principalmente quando as suas ações tiverem reflexos sobre outras pessoas, como, por exemplo, a sua família.

Em sexto lugar: Quando Davi atingiu o gigante, logo se apressou para lhe cortar a cabeça. Isso nos mostra que não se deve perder tempo, nem as oportunidades que se apresentam. Seja objetivo. Pragmático. Certeiro. Algumas oportunidades só se apresentarão uma única vez.

E em sétimo lugar: Davi estava seguro de quem ele era. Tinha convicção de que era servo de Deus e, em nome de Deus, ele iria enfrentar o gigante. De forma destemida ele afirmou: “Eu vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos.” O elemento fé é essencial para se vencer as dificuldades. Tenha fé em Deus! É certo que devemos trabalhar e fazer a nossa parte, como se tudo dependesse de nós, e orar, como se tudo dependesse de Deus.

O ano de 2018 pode ser um grande desafio, mas, se agirmos com a sabedoria a disposição e a fé de Davi, nós iremos enfrentá-lo e vencê-lo em nome do nosso Deus!

Pr. Van Dyck Oliveira

VOLTAR AO BLOG