Primeiro Amor

Ouve-se uma voz. É a primeira vez que o coração, ainda imaturo, pávido, bate forte, em um descompasso total, a blusa pula no peito por tamanha violência desse órgão que antes passava despercebido, o frio na barriga parece que vai congelar tudo, no rosto o calor de 40º, como pode temperaturas diferentes no mesmo corpo? As pernas não respondem, é preciso sentar, as mãos pingam, a voz falha, está tremula. O que aconteceu? Apóia-se na pilastra, tenta retomar o fôlego, o estomago reage, lá se vai o almoço. Não compreende exatamente o que se trata, afinal, é algo novo, nunca apreciado antes. Mas à convicção de que é sério, para sempre. Um sentimento delicado, intenso, nobre, bonito, surpreendente, deve ser o que chamam de amor. É o primeiro amor…

João, o discípulo amado, vive intensamente o primeiro amor. Jesus, sabendo disso, entrega-o a difícil função de corrigir aqueles que deixaram de viver o sentimento puro. Estão no relacionamento, buscam acertar, mas já perderam a essência. A igreja de Éfeso é desta maneira, batalhadora, ajuda o próximo, perseverante, não permite o pecado, defende e conhece a palavra, sabe quem são os falsos profetas, padece por Cristo e persiste sem desistir. Poderia ter uma Igreja melhor que esta? É perfeita aos olhos humanos, mas não aos olhos de Deus. Assim encontram-se muitos, por fora está tudo certo, mas por dentro, as coisas não vão tão bem como aparentam.

Onde está o problema? “Tenho contra ti que deixaste o teu primeiro amor” (Ap 2:4). O Erro está no amor que não é mais o mesmo. Faz de tudo, mas a essência tem se perdido. As pernas não estão mais bambas, o coração não dispara, o corpo totalmente estável, sem alterações, não há mais enfeites nem expectativas para o encontro. É preciso fazer uma avaliação. Ama-se Jesus como no princípio? A oração é como antes? A leitura da Bíblia é com o mesmo afinco? Sente-se prazer por estar na presença Dele? Porque orar? Porque precisa resolver algum problema, interesses pessoais. Porque ajudar o próximo? Por desencargo de consciência, por aparência. O motivo deve ser outro “Amarás ao Senhor teu Deus de todo seu coração, e de toda sua alma, e todo seu entendimento e com todas suas forças” (Lc10:27). Deus deseja que haja trabalhos em prol do reino, porém, acima de tudo almeja que guardes o primeiro amor. Ele não precisa de serviços se não for feito com o verdadeiro amor.

“Volte-se para mim outra vez” busque, ore, leia a Bíblia, ajude, evangelize, ame como no princípio. Sinta novamente todos os encantos, emoções e reações que o amor pode causar em sua vida, não se prive de experimentar todos os dias a intensidade do início. Retome o primeiro amor. O coração vai voltar a disparar todas as vezes que ouvir a voz Dele. (Apocalipse 2: 2-5)

por Ailana Ávila

Fonte: Igreja de Deus Região Distrito Federal

VOLTAR AO BLOG