Tempos difíceis. Tempos de milagres.

A história da viúva abençoada por Deus por meio do ministério do profeta Elizeu tem muito a nos ensinar a respeito das lutas e crises por que passamos nesta vida, bem como da divina providência acessível a todos aqueles que creem.

Nela encontramos uma mulher viúva desesperada e na iminência de perder seus dois filhos para credores. Essa era a lei da época.  Saliente-se o fato de que essa mulher era viúva de um profeta temente a Deus, conforme seu lamento dirigido ao profeta.

Essa historia revela o fato de que todos nós, quer tementes a Deus ou não, estamos sujeitos às dores, problemas e tragédias da vida. É uma lei natural à qual todos nós estamos sujeitos.

Entretanto não há apenas tragédia nessa história, mas também há uma grande demonstração de fé e de milagre. Aquela mulher levou a sua causa ao Profeta de Deus Elizeu e esse lhe perguntou o que ela tinha em sua casa. Apenas uma pequena botija de azeite, foi a resposta. O que podemos aprender com essa trama?

Em primeiro lugar: Todos nós passamos por dificuldades e problemas. Isso faz parte da existência humana.

Em segundo lugar: Deus costuma realizar milagres a partir de coisas que não são tão importantes aos nossos olhos. Apenas uma botija de azeite.

Em terceiro lugar: Devemos pedir socorro a quem realmente pode nos ajudar. Ela procurou o homem de Deus.

Em quarto lugar: Depois de levar uma causa a Deus devemos nos tranquilizar e apenas obedecer à orientação que nos for dada. Obediência é o segredo.

O profeta ordenou que ela pedisse emprestadas de seus vizinhos tantas vasilhas quanto possíveis. Fechasse a sua casa, juntamente com seus filhos, e despejasse o pouco azeite que tinha sobre as vasilhas. Feito isso, para espanto de todos, o milagre aconteceu! À medida que ela despejava o azeite nas vasilhas, elas se enchiam até o ponto de não haver mais vasilhas disponíveis.

Em quinto lugar: Aprendemos que cabe a nós fazermos a nossa parte. Aquilo que esta fora do nosso alcance é de competência de Deus.

Quando não existiam mais vasilhas vazias o azeite parou de ser milagrosamente produzido. Se houvesse mais vasilhas existiria também mais azeite. Existe provisão de Deus mais que suficiente para suprir nossas limitadas necessidades.

Depois de comunicar o milagre ao profeta, aquela mulher recebeu a orientação de vender o azeite, pagar as dividas e viver do resto.

A Graça que Deus nos oferece é capaz de quitar nossas dividas espirituais (Redenção), como também nos propicia uma nova e abundante vida (Santificação)!

Pr. Van Dyck Oliveira

VOLTAR AO BLOG