Nossa História

Pastor Richard G. Spurling

A Igreja de Deus é a denominação pentecostal contemporânea mais antiga, pois se iniciou no dia 19 de agosto de 1886, na cidade de Monroe, Carolina do Norte/EUA. Naquela ocasião, um grupo de oito pessoas, lideradas pelo Pastor Richard G. Spurling, decidiu trabalhar de forma efetiva em busca do avivamento e da reforma da igreja, formando, assim, a denominação “Unidade Cristã”. Após vivenciar tremendas experiências de cura divina e de batismo no Espírito Santo, essa organização passou a denominar-se “Igreja da Santidade” e, somente em 1907, adotou-se oficialmente o nome Igreja de Deus, que foi extraído da Bíblia com base em At 20:28, I Co 1:2 e II Co 1: 1.

O começo da denominação Igreja de Deus no Brasil ocorreu no dia 12 de maio de 1955, fruto de um acordo entre a liderança internacional da Igreja Evangélica do Calvário Pentecostal – existente no Brasil desde 1935 – com a liderança da Igreja de Deus nos Estados Unidos da América.

O Pastor Wayne McAfee foi o primeiro supervisor da Igreja de Deus no Brasil, permanecendo no cargo até 1960, quando foi substituído pelo Pastor Bill Watson.

Dentre as várias obras de expansão da Igreja de Deus no Brasil, realizadas sob a supervisão do Pastor Bill, destaca-se a construção do templo da Igreja de Deus em Brasília. A metade dos recursos financeiros para esse grande projeto foi doada pelos jovens da Igreja de Deus nos Estados Unidos, os quais, movidos pelo amor a Deus, trabalharam secularmente durante o período das férias escolares e, ao final, repassaram os seus salários para o fundo destinado à construção. A outra metade foi doada pelo Comitê de Missões, que, em maio de 1963, ofereceu igualar a quantia alcançada pelos jovens. Ao todo as ofertas para a construção superaram 40 mil dólares.

Em resposta às orações dos irmãos, antes que o ano de 1963 chegasse ao fim, a NOVACAP aprovou o requerimento para a utilização do terreno situado na Entre Quadras Sul 409/410 e, de posse da escritura de doação do terreno, no dia 9 de fevereiro de 1964, foi realiza do o culto de lançamento da pedra fundamental da construção.

Construção do templo do Plano Piloto

A organização da Igreja de Deus no Plano Piloto de Brasília foi confirmada em uma cerimônia dirigida pelo Pastor Distrital Glicério Rodrigues da Silva, no dia 19 de março de 1964.

Poucos meses depois, no dia 20 de maio, foi firmado o contrato com João Walfredo Thomé, arquiteto de São Paulo, para a elaboração do projeto da igreja. Para a execução da obra foi contratada, no dia 8 de junho daquele ano, a Construtora Faria Rodrigues Ltda.

Longo e árduo foi o caminho percorrido por irmãos valorosos e trabalhadores dedicados, até que, no dia 27 de março de 1966, o templo da Igreja de Deus em Brasília foi inaugurado e consagrado para a glória de Deus! Pontualmente, às 14 horas daquele dia, depois de uma breve cerimônia realizada em frente ao prédio, a fita foi cortada pelo Pastor Paul F. Henson, representante dos jovens dos Estados Unidos. Em seguida, toda a multidão – trazida por cinco ônibus, além dos que vieram por outros meios – entrou no templo para um culto de celebração. No encerramento do culto, o Pastor James Slay, representante mundial do Comitê de Missões, lançou um desafio: “Grandes coisas fez o Senhor por nós em dar-nos tão lindo templo, em ótimo local. Agora Deus espera de nós semearmos com lágrimas a fim de ceifarmos com júbilo as multidões de almas preciosas de Brasília”.

 

 

03

Inauguração do templo em 27 de março de 1966

Transcorridos mais de cinquenta anos desde que esse desafio foi aceito, a Igreja de Deus em Brasília segue trabalhando incansavelmente para levar a mensagem do evangelho integral de Jesus Cristo a toda a comunidade.

Galeria de Pastores Titulares
1966 a 1967
Pr. Bill Watson
1967 a 1970
Pr. Davi Rodrigues
1970 a 1973
Pr. Júlio Dantas do Amaral
1973 a 1974
Pr. Eliézer Púglia
1974 a 1982
Pr. Carlos Boaventura Filho
1982 a 1983
Pr. Silas Pereira de Carvalho
1983 a 1985
Pr. Onorival Fagundes
1985 a 1999
Pr. José Vandik Oliveira
A partir de 1999
Pr. Odílio Silva de Siqueira