2019: Um ano para ser conquistado.

No início do ano de 2018 escrevi um artigo cujo título era “2018: Um Gigante a ser vencido.”

Pois bem, chegamos ao final de 2018 e o ano de 2019 já se aproxima com muitas novidades e interrogações. Na política teremos um novo Presidente com um governo novo e novos fundamentos e matizes  político/ideológico. Há sempre muitas dúvidas, medos e certo grau de expectativa quando nos deparamos com o novo e o desconhecido.

Josué foi um homem que Deus levantou em Israel em um momento de transição (Moisés era morto), o qual nos ensina grandes e importantes lições de como devemos proceder diante desses momentos.

Quando Deus convoca Josué ele diz “Sê forte e corajoso”. A primeira coisa que devemos ter para enfrentar o novo e o desconhecido  é coragem.  O ano de 2019 tem que ser enfrentado com coragem. Não devemos dar espaço para o medo, pois “maior é o que está em nós do que o que está no mundo”.

A segunda coisa que aprendemos com Josué é a importância da obediência. Josué foi desafiado por Deus a seguir toda a Lei ordenada por Moisés,  não se desviando dela nem para a esquerda nem para a direita.

Em terceiro lugar  é necessário agir com muita sabedoria. O capítulo 2 de Josué registra o fato dele ter ordenado a dois homens de confiança espiarem a terra e lhe trazerem um relatório. Isso pode parecer falta de confiança, mas é sim a utilização da inteligência/sabedoria, para conquistar a vitória. Que em 2019 utilizemos a sabedoria que Deus nos dá para alcançarmos muitas vitórias.

Em quarto lugar aprendemos com Josué a importância de tomarmos uma posição. No verso 1 do capítulo 3 lemos que Josué se levantou de madrugada. Isso significa trabalho. Não fique esperando as coisas acontecerem. Levante-se, de preferência de madrugada, e comece a trabalhar. Ele se levantou e partiu rumo à vitória.

Em quinto lugar, no capítulo 3, aprendemos que Josué era um homem de fé. Ele ordena a todos os filhos de Israel que não percam  “a arca”, que representava  Deus no meio do povo, de vista. Ele a coloca no centro do arraial de Israel. Todo o povo podia vê-la e  guiar-se por ela. Que em 2019 não percamos o Senhor de vista e nos deixemos guiar por Ele.

Em sexto lugar há algo muito importante e fundamental que Josué fez antes de começar a conquista.  No capítulo 5, mesmo depois de ter atravessado milagrosamente o Jordão,  Josué ordena que todos os homens sejam circuncidados. A circuncisão era a marca da aliança de Deus com o povo. Era a marca do compromisso do povo com Deus. Deus se compromete com quem tem compromisso com Ele. Que em 2019 tenhamos uma forte  aliança com nosso Deus, que nos conduzirá a grandes vitórias.

Depois disso Josué começa a sua jornada de lutas, mas de grandes vitórias. O primeiro e maior obstáculo tinha nome: JERICÓ. Suas muralhas, humanamente falando , eram intransponíveis. Mas  elas não foram empecilho algum para que Josué cumprisse o seu destino de ser um grande conquistador. Que em 2019 Deus nos conduza a muitas vitórias.

Feliz 2019!

Pr. Van Dyck Oliveira

VOLTAR AO BLOG