Inspiração e consolo em tempos de dificuldades

Antes de ler esta Pastoral peço que você faça uma leitura acurada do Salmo 46 e permita que Deus fale ao seu coração.

Esse salmo é um dos mais conhecidos poemas do livro dos Salmos e é também um dos textos mais amados pela Igreja de Jesus Cristo. Ele nos fala de tempos difíceis de aperto, perplexidades e sofrimento. Esse é o seu contexto. Provavelmente ele foi fruto de uma grande dificuldade que se abateu sobre o povo de Deus por volta do ano 700 a.C., quando um rei pagão, chamado Senaqueribe, intentou invadir Jerusalém com a finalidade de saqueá-la e, por fim, destruí-la. A Bíblia diz que naquele tempo o Rei de Judá, Ezequias, clamou a Deus por livramento. Em resposta à sua oração, o Anjo do Senhor destruiu o exército invasor, pondo fim a toda aquela terrível ameaça. Possivelmente depois disso algum poeta inspirado por Deus compôs esse salmo, tornando-o popular entre os Judeus, que o recitavam quando subiam em romagem até a cidade de Jerusalém

Portanto, o Salmo 46 é para nós uma inspiração e ajuda em momentos de dificuldades, pois a sua atenta leitura renova em nós a convicção de que Deus  nos proverá  um caminho, uma luz, quando tudo à nossa volta nos sugere desespero.

Todos nós estamos experimentando tempos de crise. A pandemia provocada por um vírus está colocando em xeque as estruturas política, social e sobretudo econômica de todas as nações. Então é necessário voltar os olhos para a palavra de Deus e pela fé enxergarmos nela a solução para as nossas angústias.

O salmo inicia-se com uma declaração poderosa. Deus é. Independente de qualquer crise, qualquer ameaça, qualquer tribulação. Ele é. O nosso Deus É. Ele é em Si mesmo. A isso chamamos de auto existência de Deus. Ele é o nosso refúgio e fortaleza, socorro presente nas tribulações.

Em segundo lugar o salmo nos diz que Ele está presente. Nosso Deus é um Deus presente. O salmo nos diz que Ele está no meio de seu povo. Apesar de estarmos vivendo essa pandemia, podemos afirmar, com toda fé, que Ele está entre nós. Ele é Emanuel (Deus conosco) e digo mais, através do Espírito Santo, Ele está em nós.

Em terceiro lugar o texto diz que Ele age. Ele põe termo à guerra, Ele quebra o arco e despedaça a lança. Ele queima os carros de guerra. Tudo aquilo que representa ameaça e pavor, nosso Deus destrói.

Em tempos difíceis como o que estamos vivendo, muitos buscam explicações valendo-se, por vezes, de interpretações equivocadas de textos retirados da Bíblia Sagrada fora do contexto no qual foram escritos, o que acaba por criar teorias que se distanciam completamente das verdades bíblicas.

Neste contexto, trago uma palavra de esperança ao povo de Deus. Estamos diante de uma grande ameaça, mas devemos nos ater à mensagem poderosa do evangelho, registrada na integralidade da Bíblia Sagrada, lembrando-nos que o nosso Deus é maior. Deus É, Deus está presente e Deus age. Vamos clamar a Deus e aguardemos o livramento dessa pandemia. Ele age de muitas maneiras. A ciência é de Deus. O milagre é de Deus. O texto nos diz: Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus.

Se por agora estamos recitando esse salmo na esperança de um livramento, seguramente, em breves dias, o Salmo 46 será por nós cantado, numa grande celebração do livramento alcançado. Amém.

Graça, Saúde e Paz a todos.

 

Pr Van Dyck Oliveira

VOLTAR AO BLOG