Amanhecer

O choro pode durar uma noite inteira, mas… O salmo tem os pés no chão da realidade e da dor, porém, é regado pela expectativa da mudança e do consolo. O realismo que se mostra na concordância do “pode” é confrontado pelo “mas”, adversativa da esperança. Sim, porque o choro pode até durar o tempo de uma escuridão que, de tão densa, consegue revesti-lo de aparente eternidade, mas que, todavia, se interrompe. Pois toda escuridão haverá de conhecer o seu fim! Incontinenti, a luz, imparável, rompe as trevas como esperança que inaugura a poesia do nascer de um novo dia. Brilha, sem que contra ela possa resistir a força sombria da noite. Alegria que chega ao amanhecer.

Há um prazer sereno, secreto; uma espécie de recompensa, um favor meio que misterioso, sem causa aparente, quando dispomos nossos velhos olhos viciados, atraídos pela escuridão, a olhar para o alto, bem cedinho, donde brotam os primeiros raios do sol, iluminando um novo dia. Há uma misteriosa percepção da dádiva que é respirar, mais uma vez, a brisa orvalhada de uma manhã… um mistério revelador de uma presença amorosa, fiel e constante, que está sempre lá, ainda que, nem sempre, sejamos suficientemente sensíveis para notá-la, ou ainda que, para nossa desventura, vivamos inebriados pela ilusão do controle e por nossas certezas exatas, alarmistas, que teimam em amplificar o mal, o feio, o tosco… Não importa, ainda que não percebamos, tal como o sol que brilha no universo enquanto dormimos, mesmo que não o vejamos, Ele permanece presente…

O aprendizado da noite será útil se houver disposição para um novo caminhar. Verter passos em uma nova direção pode nos levar ao deserto, não obstante é nas sombras do anonimato que enfrentamos e, na solitude da alma, vencemos, os nossos próprios demônios. É na solidão dos ermos escuros de nossos corações que experimentamos a visita do Eterno, que estará conosco na jornada e enviará seus anjos de luz para nos alimentar e confortar depois da vitória.

São caminhos seguros para o equilíbrio, o silêncio, a quietude e a voluntária abstinência do demasiado, que entulha nosso coração. Desapego a ser aprendido, o abrir mão daquilo que foi levado pela sombra do sofrimento. Perdas que preparam para a diminuição das expectativas e dos desejos. Preparam para a singeleza da alma, para ver a completude que pode existir no pouco, mas suficiente. A simplicidade profunda está no cultivo da amizade com o Deus trinitário, onde não há lugar para o manejo de uma relação utilitária com uma divindade do poder. Está na consciência de sua presença. Presença constante, “natural”, na vida, no tempo, na história.

Sensibilizar o coração para perceber esta presença bendita é dádiva do alvorecer… Alvorecer que se faz gênese tranquila do novo, que é calma da alma: deliberada disposição para ouvir os sons da vida, do vento, dos pássaros e enxergar os verdejantes pastos que refletem a generosa luminosidade prateada dos primeiros fachos de luz, sobre a paisagem do nosso viver… e sossegar no colo do Criador.

A luz bendita do novo dia da alegria se materializa na confiança que depositamos em Deus. Concretiza-se, consoante o conselho dos sábios, em nossa postura e em nossas ações: cala e não te meças com os outros; exercita a moderação da língua e do ventre e não volte aos pecados do passado. O que passou, passou. Confie sempre na graça e na benevolência de Deus. O que está perdoado, está perdoado…

Viva em paz, escolha olhar para luz… e experimente a alegria que vem com a manhã.

Por Cayo César Santos – Presbítero da Igreja Presbiteriana do Planalto, membro do Centro Cristão de Estudos e colaborador na área de mentoria do Projeto Vocatio, em Brasília/DF. Autor do livro “Século I: O Resgate” Ed. Ultimato.

VOLTAR AO BLOG